Aprofundando o Conhecimento sobre os Chakras (parte 1)

Nestes próximos posts, serão dadas mais informações sobre os chakras. Na primeira parte, uma breve introdução sobre seu significado e, à medida que formos avançando, um por um será explicado para que você entenda sua importância e possa cuidar ainda mais do seu bem estar e equilíbrio, em todos os sentidos. Boa leitura!

A palavra Chakra vem do sânscrito e significa Rodas de Luz… Círculos de Luz.

Os Vedas (5.000 a.C.) contêm os mais antigos registros sobre chakras de que se tem notícia. Quando foram escritos, o Yoga já sistematizava o conhecimento e o trabalho energético dos chakras, e segundo a filosofia iogue, chakras são nadis (canais dentro do corpo humano) por onde circula a prana (energia vital) que nutre órgãos e sistemas.

Chakras são percebidos como vórtices, redemoinhos ou espirais de energia vital girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Através dos chakras, nosso corpo etéreo se manifesta mais intensamente no corpo físico. Existem milhares de canais ou rotas de energia vital no corpo humano. Cada um desses chakras (ou canais) está em estreita correspondência com nossas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais.

Para os hindus os nadis são sagrados, é por meio da “Sushumna” que o yogi deixa o seu corpo físico, entra em contato com os planos superiores e traz para o seu cérebro físico a memória de suas experiências. Eles acreditam que nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral, e que através do desequilíbrio da energia vital as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino, sendo esta uma forma de explicar a relação entre as doenças e as crises emocionais.

Em um corpo saudável, todas essas espirais giram a uma grande velocidade, permitindo que a energia flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Se uma dessas espirais começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado, resultando no desequilíbrio que leva às doenças e a um envelhecimento mais rápido.

É muito comum ver pessoas que acabam somatizando e transformando energias negativas, depressão, raiva, solidão, em doenças físicas, como cânceres e outras mais graves.

Então, bom saber que nosso corpo físico tem pontos, que quando ativados, fazem fluir a energia vital e podem nos trazer mais alegria e, principalmente, mais saúde. Uma forma de fazer isso é através da energia reiki, que desbloqueia e reequilibra essas energias. É através dos nadis (meridianos) – caminhos invisíveis dentro do nosso organismo – que a energia vital caminha por todo o nosso corpo e chega aos chakras, em pontos que concentram vibrações mais específicas, conforme veremos nas próximas postagens.

Abraço carinhoso e até a próxima 😉

Anúncios
Esse post foi publicado em Chakras. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s